Como funciona o financiamento de imóveis

Independente se você estiver buscando seu primeiro apartamento ou um outro lugar para morar, o financiamento pode ser uma maneira acessível e segura de realizar esse sonho. Para trazer muito mais facilidade e rapidez na hora de efetuar a aquisição dessa forma, separamos um passo a passo com o que você precisa saber sobre como funciona o financiamento de um imóvel.

Estipular o orçamento

Embora a possibilidade de finalmente realizar um sonho tão importante quanto a compra de um imóvel cause bastante ansiedade, é fundamental que você controle seus impulsos.

Antes de assumir qualquer compromisso com alguma instituição financeira ou até mesmo pesquisar por apartamentos, é muito importante que você saiba exatamente qual é a sua situação financeira e, além disso, se ela comporta um investimento do porte de um financiamento residencial.

New home.

Como funciona o financiamento de imóveis. Imagem:divulgação

Sabendo exatamente quais são os seus ganhos e gastos mensais, você tem uma ideia do valor que pode pagar nas parcelas do financiamento e, assim, evitar assumir compromissos que não conseguirá quitar. Um bom parâmetro é imaginar parcelas que não superem o valor de 30% da sua renda.

Ou seja, ter uma consciência muito clara de qual é o seu real orçamento traz muito mais segurança e tranquilidade para fechar negócio.

Realizar uma simulação de financiamento

Depois de ter certeza de que você possui condições de tornar esse sonho realidade, é preciso começar a se planejar. Além de conferir os tipos de financiamento disponíveis no seu banco, vale a pena consultar outras instituições financeiras.

Real Estate, House, Residential Structure.

Como funciona o financiamento de imóveis. Imagem:divulgação

Para facilitar esse processo, a maioria dos sites de bancos conta com ferramentas que permitem que você faça uma simulação do financiamento e, assim, tenha uma ideia de valor e número das prestações, prazo para pagamento, taxas de juros, qual a faixa de preço dos imóveis que poderá financiar etc.

Procurar por apartamentos

Agora que você sabe qual o seu orçamento e o perfil do imóvel que deseja adquirir, já pode procurar por apartamentos que se enquadrem nessa realidade. Lembre-se de avaliar a localização, a infraestrutura da região, a segurança do bairro etc.

como-funciona-o-financiamento-de-imoveis

Como funciona o financiamento de imóveis. Imagem:divulgação

Também é importante sempre considerar sua renda durante a busca, pois é na análise de crédito que será estipulado quanto poderá ser financiado para comprar o apartamento.

Solicitação do financiamento

Depois de bastante planejamento, pesquisa e após a aprovação do crédito, é chegada a hora de finalmente iniciar o financiamento propriamente dito. Será necessário começar a providenciar o documentos como RG, CPF, comprovante de estado civil e de renda; no entanto, a documentação pode variar de acordo com o banco, por exemplo, então busque se informar sobre isso antes de iniciar o financiamento.

como-funciona-o-financiamento-de-imoveis

Como funciona o financiamento de imóveis. Imagem:divulgação

Para auxiliar nesse momento é interessante contratar a assessoria de crédito indicada pelo banco. Ela pode reunir toda a documentação necessária, do comprador e do imóvel, por você.

Iniciado esse processo de pedido do financiamento, você vai passar por uma análise de crédito. Além disso, também será avaliada a sua situação legal (eventuais processos, dívidas com a receita federal etc). Depois de um certo prazo, você será notificado se seu financiamento foi aprovado e quais serão as condições de pagamento.

Assinatura do contrato

Essa é a última etapa do processo de contratação do financiamento. Depois de todas as condições acertadas, você assina o contrato assumindo o compromisso de arcar com as parcelas dessa forma de aquisição. Uma dica para reduzir esses pagamentos mensais é dar uma boa entrada no imóvel, se possível.

Por ser um compromisso legal, é claro que você precisa ter muita atenção com o contrato e cada item que consta nele. O ideal é não assinar na mesma hora em que o contrato é disponibilizado, mas primeiro analisá-lo com calma. Depois de se assegurar que está tudo correto, feche o negócio e conquiste seu tão sonhado lar – só tenha muita atenção para quitar as parcelas em dia, evitando atrasos e dívidas.

como-funciona-o-financiamento-de-imoveis

Como funciona o financiamento de imóveis. Imagem:divulgação

Esse é, de forma geral, o processo de como funciona o financiamento de imóveis. Claro que diferenças podem ocorrer de acordo com a sua renda, a instituição financeira escolhida, o tipo de imóvel que pretende adquirir e até mesmo o mercado financeiro brasileiro – como alterações nas taxas de juros, por exemplo. Seguindo esse roteiro, você já tem mais informações para dar o pontapé inicial em busca do seu tão sonhado apartamento próprio!

Texto escrito em parceria com a Tibério Construtora.