Como fazer uma decoração minimalista

Ambientes decorados com todo o cuidado para conter apenas o essencial, aliando estética à funcionalidade. A decoração minimalista é o reflexo de um estilo de vida e pode ser aplicada a qualquer ambiente. Essa decoração combina muito com apartamentos, principalmente os mais compactos.

A regra é organização

Os móveis precisam ser muito bem planejados, assim como sua posição dentro dos ambientes. Além disso, objetos diversos que podem prejudicar o aspecto clean, precisam ser guardados em gavetas, armários, etc.

decoração minimalista

Como fazer uma decoração minimalista. Imagem:divulgação

Espaço de circulação e luz natural

O cuidado para preservar o maior espaço de circulação possível e a difusão da luz natural são recursos chave para um ambiente minimalista bem sucedido. Aliados a linhas estreitas e simples, estes elementos dominam o ambiente.

Quanto à iluminação artificial, o estilo não necessita de muitos candeeiros, quer seja de mesa, teto ou parede. O ideal é escolher focos embutidos, com intensidade regulada.

Chão polido = Visual clean

O chão, precisa ser revestido por algum material que não possua quebras e seja totalmente polido. O mesmo se aplica aos armários da cozinha, lacados e com um efeito glossy, enquanto as bancadas podem ter o revestimento com granito.

Como fazer uma decoração minimalista

Como fazer uma decoração minimalista. Imagem:divulgação

Cores sóbrias são a pedida

A paleta de cores também precisa ser levada em consideração. As cores que mais auxiliam o efeito minimalista são o branco, preto, cinza e algumas tonalidades neutras, como o castanho, azul e verde.

Tenha em mente que quanto maior a claridade, melhor, pois estas cores auxiliam na propagação da luz natural que engrandece o ambiente. Evite os tons mais fortes e vibrantes, pois elas tiram a calma que o estilo visa alcançar.

Como fazer uma decoração minimalista 1

Como fazer uma decoração minimalista. Imagem:divulgação

Móveis planejados completam a decoração

Como dito anteriormente, a mobília deve ser pensada com muito zelo. Além da funcionalidade, pensar no formato e detalhes de cada móvel é tão importante quanto. Leve em consideração a geometria de cada objeto, de forma que sejam imponentes e não possuam muitos adereços.

Puxadores de portas, armários e gavetas também são dispensáveis. Opte por aquelas que possuam travas de segurança ou sejam de correr. Você pode evitar também as prateleiras abertas, mas caso tenha um apreço por ela, disponha poucos objetos sobre a superfície.

Como fazer uma decoração minimalista 3

Como fazer uma decoração minimalista. Imagem:divulgação

Eletrodomésticos e eletrônicos fazem parte da decoração

No caso dos eletrodomésticos e eletrônicos, eles são essenciais no dia a dia, e o interessante é que você pode tê-los como mais um artigo decorativo no ambiente. Mesmo que você não possua uma geladeira ou televisão com um design super arrojado, lembre-se que a funcionalidade é o que prevalece nesta decoração.

Como fazer uma decoração minimalista 4

Como fazer uma decoração minimalista. Imagem:divulgação

Textura lisa é a pedida

Muitos estilos decorativos pedem o uso de texturas e padrões, mas no minimalista eles podem facilmente serem descartados. Sofás, tapetes e têxteis reservados ao quarto e banheiro não precisam destes padrões apenas para “preencher” o espaço. O ideal é que eles sejam lisos e suaves.  Ao todo, os materiais que são os mais utilizados neste estilo decorativo são: madeira, vidro, inox, cromado, espelho, mármore e granito.

Como fazer uma decoração minimalista 5

Como fazer uma decoração minimalista. Imagem:divulgação

Esse post foi uma colaboração do César Fernandes da Tibério Construtora.