Casas pré fabricadas em alvenaria

O sonho da casa própria é algo que seduz muita gente, afinal quem não deseja a segurança de ter um teto próprio? Mas claro que isso envolve várias decisões, um grande planejamento, muitas doses de disciplina para evitar o desgosto de ser obrigado a encarar algumas dores dores de cabeça.

 

Em meio a tomada de decisões necessária para quem se está programando para tirar o sonho do papel, hoje há a possibilidade de escolher entre uma casa apoiada no modelo de construção tradicional ou se vale a pena escolher uma casa pré-fabricada.

O que é uma casa pré-fabricada?

Não, não estamos falando de uma casa que é levada praticamente pronta ao terreno ou que obrigatoriamente elas tenham sempre o mesmo aspecto. Na verdade o termo “pré-fabricado” serve somente para denominar que algumas etapas do processo ocorre de uma maneira industrial. Isso é, cada uma de suas partes é construída de maneira isolada e assim que todos os seus componentes estiverem concluídos, são transportadas para o local indicado para começar a devida instalação.

Projetos de casas populares - Foto: divulgação

Projetos de casas populares – Foto: divulgação

Quais são as vantagens de uma casa pré-fabricada?

Há uma série de vantagens associadas a escolha de casas no modelo pré-fabricados, especialmente economia e rapidez.

Em comparação a um projeto tradicional, é bem mais rápido do que uma construção típica. Um exemplo é que, de acordo com matéria da revista Pense Imóveis, é que um imóvel residêncial com cerca de 40 metros quadrados em alvenaria poderia ficar pronta em menos de trinta dias sendo pré-fabricada, enquanto uma tradicional provavelmente levaria até 90 dias para conclusão.

É interessante também dizer que elas permitem personalização de projeto, sendo bastante flexível no que diz respeito ao seu material e outras características.

Casas pré-fabricadas em alvenaria

Quem opta pelo modelo de Casas pré fabricadas em alvenaria ainda tem de escolher qual será o revestimento. Há várias opções, sendo que a mais requisitada é a de alvenaria. Além de resistente e mais próxima do método tradicional, é uma opção com o interessado consegue melhores possibilidades sobre condições de financiamento.

A maior facilidade quanto ao financiamento é devido ao fato de a madeira e outros tipos de material ainda levantam desconfianças de instituições bancárias devido a sua resistência e durabilidade, assim como sua aceitação no mercado imobiliário em caso de outras negociações, retomadas e revenda. A tendência é que aos poucos haja mais linhas de créditos destinados aos materiais diferenciados, porém muitas vezes a escolha da alvenaria pode simplificar a vida.

Se você está disposto a investir nesse modelo, esteja atento às condições de financiamento e também à empresa que efetuará a construção. Um detalhe importante é verificar os custos de transporte do material do imóvel logo no início da obra.

Boa sorte!