Casas populares de alvenaria

A fabricação de casas populares de alvenaria através do método alvenaria estrutural proporciona uma economia de até 30%

A construção de casas populares de alvenaria é possível através da utilização de alguns métodos, onde a alvenaria estrutural se destaca. Através deste método não são necessárias vigas nem pilares. Na alvenaria estrutural são as paredes que sustentam a casa. Dessa forma, é possível construir casas populares de alvenaria, pois o método é bastante econômico e versátil.

Economia na construção de casas populares de alvenaria

A fabricação de casas populares de alvenaria através do método alvenaria estrutural proporciona uma economia de até 30% no custo final do projeto quando comparado a uma obra feita com o sistema convencional, pois pouco material é desperdiçado. “No convencional, as paredes são erguidas e depois rasgadas para que as tubulações fiquem embutidas. Nesse método, canos e fios passam por dentro dos blocos ao mesmo tempo em que a parede sobe”, explica o arquiteto paulista Maurício Tuckshneider.

Além disso, existe economia nas fundações, não se faz necessária a utilização de fôrmas de madeira que são utilizadas para moldar vigas e pilares. Outra vantagem do método é a limpeza e organização do canteiro de obra, que também minimiza o risco de acidente.

Para quem se interessou na construção de casas populares de alvenaria é preciso buscar algum profissional que conheça o método sugerido para a realização de um projeto. Em seguida será preciso buscar orientação de um calculista, para que as medidas da construção seja adaptadas  às dimensões dos blocos utilizados. Além disso, mais alguns profissionais podem ser necessários para integrar a parte hidráulica, elétrica e o que mais for necessário ao projeto.

Os pedreiros contratados precisam estar familiarizados com a alvenaria estrutural, que não permite paredes sem prumo, blocos quebrados ou retrabalho. A contratação de tantos especialistas exige um investimento inicial um pouco alto, mas que se paga depois, no decorrer da obra.