Casas Populares, Como Comprar a Sua?

Um dos maiores sonhos dos brasileiros é adquirir a casa própria, mas nem todos possuem dinheiro suficiente para comprar um imóvel, por isso existem diversos tipos de financiamento para facilitar a sua vida. Continue lendo e conheça tudo sobre o Minha Casa Minha Vida e o COHAB SP.

O que é o Minha Casa Minha Vida?

O Minha Casa Minha Vida é um programa do Governo Federal, criado em 2009 em parceria com a Caixa Econômica. Seu objetivo é facilitar o acesso a moradias dignas a todas as famílias que desejarem.

O programa oferece ótimas taxas de juros, que variam de acordo com a renda familiar bruta. Um financiamento através do Minha Casa Minha Vida pode ser pago em até 360 meses.

Minha Casa Minha Vida (imagem: divulgação)

Minha Casa Minha Vida (imagem: divulgação)

A instituição financeira realiza todos os anos, nas capitais e principais cidades do Brasil, o Feirão Caixa da Casa Própria, nele são oferecidos milhares de imóveis novos, na planta ou usados. A grande maioria deles de habitação popular, com valores de até R$ 250 mil.

 O que é o COHAB?

O COHAB (Companhia Metropolitana de Habitação) é uma empresa estatal, que trabalha na área de imóveis em São Paulo e na região metropolitana da cidade.

O COHAB atua na compra de terrenos e na construção de moradias da habitação popular. Para participar do programa é necessário realizar um cadastro, tendo em mãos o CPF (Cadastro de Pessoa Física) de todas as pessoas da família.

Qualquer pessoa maior de 18 anos e residente de São Paulo ou região metropolitana poderá participar. As inscrições podem ser realizadas através da internet. Todos os recursos financeiros do COHAB são disponibilizados pelo Minha Casa Minha Vida.

Diferenças entre Minha Casa Minha Vida e COHAB

O Minha Casa Minha Vida é um programa que está presente em grande parte do território nacional, já o COHAB só funciona no estado de São Paulo. O COHAB é uma das instituições parceiras do Minha Casa Minha Vida.

O programa da Caixa Econômica Federal normalmente é organizado pelas prefeituras municipais, como por exemplo, o sorteio das casas ou apartamentos vendidos através do Minha Casa Minha Vida. Em São Paulo isso é feito pelo COHAB.

 Diferenças entre Minha Casa Minha Vida e COHAB

Diferenças entre Minha Casa Minha Vida e COHAB. Foto: divulgação

Vantagens de Adquirir uma Casa Popular

É possível encontrar ótimas opções de moradias já usadas ou então construir uma ao seu gosto, tudo isso através dos financiamentos habitacionais. Com o dinheiro do aluguel você pode pagar as prestações do financiamento, algumas famílias nunca conseguem juntar dinheiro e sair dessa situação, o Minha Casa Minha Vida aceita que você gaste até 30% da renda familiar com o financiamento. A maioria dos financiamentos habitacionais são casas populares.