Aprenda dicas sobre decoração sustentável

Em tempos em que o desperdício excessivo de recursos vem sendo bastante questionado e criticado, nada melhor do que trazer essa preocupação para a decoração do apartamento.

pinterest

Fonte: Pinterest

Isso significa que você pode explorar mais elementos sustentáveis e menos acessórios que podem ser prejudiciais ao meio ambiente.

Por isso, o melhor caminho é tirar proveito da reciclagem. É possível encontrar em qualquer lugar objetos que podem ser renovados e transformados em peças decorativas, atitude que valoriza a reutilização dos materiais e até ajuda a economizar dinheiro.

Reutilize madeira

A madeira é um dos materiais mais fáceis de encontrar para reaproveitamento.

Portas que sobraram de um armário antigo podem ser transformadas em prateleiras, enquanto gavetas que iriam para o lixo substituem muito bem os tradicionais nichos.

pinterest 1

Fonte: Pinteres

Os pallets têm como principal vantagem serem multifuncionais e fáceis de personalizar. Podem ser aproveitados para compor um sofá, banquinhos, puff, mesa, cama, entre outros.

pinterest 2

Fonte: Pinterest

pinterest 3

Fonte: Pinterest

 

pinterest 4

Fonte: Pinterest

Os famosos caixotes de feira já fazem sucesso entre os adeptos da decoração sustentável. Como geralmente são feitos de materiais resistentes, servem como mesinha de centro, puff, nicho e até caminha para animais de estimação.

pinterest 5

Fonte: Pinterest

pinterest 6

Fonte: Pinterest

Se o objetivo é adquirir móveis novos, procure lojas que fabricam objetos a partir de madeira reutilizada ou produzidos com madeira sustentável.

pinterest 7

Fonte: Pinterest

Materiais renováveis

Para compor um imóvel ecologicamente correto, tente usar ornamentos fabricados com materiais renováveis, entre eles: algodão, bambu e linho.

Materiais de acabamento verdes

A maioria dos materiais que são utilizados nos acabamentos pode ser nociva à saúde e ao meio ambiente, já que, entre outros fatores, é derivada do petróleo.

A boa notícia é que hoje existem marcas que oferecem versões ecologicamente corretas. Há colas e tintas fabricadas à base de água, além de vernizes, solventes e impermeabilizantes feitos à base de óleos vegetais.

Também é interessante evitar compor o visual do apartamento com produtos feitos à base de PVC, pois esse material não é biodegradável.

Mobília: não troque, renove

Em vez de comprar móveis novos, opte por dar uma nova cara a eles. Reforme, de preferência, usando outros elementos reciclados ou use a criatividade para inovar e arranjar uma funcionalidade diferente para eles.

pinterest 8

Fonte: Pinterest

pinterest 9

Fonte: Pinterest

Ar-condicionado

O uso de ar-condicionado não é positivo porque aumenta a demanda por eletricidade e pode provocar a emissão de poluentes para a atmosfera.

Por essa razão, é interessante trocar por um ventilador de teto, que contribui para a circulação do ar no espaço.

Iluminação

A melhor maneira de ser ecologicamente correto dentro de casa quando o assunto é iluminação é favorecer a iluminação natural.

Durante o dia, mantenha as janelas abertas e evite que as luzes artificiais fiquem acesas.

pinterest 10

Fonte: Pinterest

No caso das lâmpadas, substitua as comuns pelas de LED, que são capazes de economizar até 40% de energia.

Redatora: Fernanda Dutra da Tibério Construtora